moscas
As Moscas pertencem à ordem Diptera com cerca de 150 mil espécies, mas poucas, deste total, incomodam o homem.
São consideradas pragas urbanas a Mosca Varejeira, a Mosca Doméstica, a Mosca das Frutas e a Mosca dos Ralos.
A Mosca Doméstica (Musca domestica) é a mais comum e de presença habitual na maioria dos climas da Terra. Podem pousar e contaminar alimentos com suas bactérias, sendo responsáveis, dessa forma, pela propagação de numerosas doenças.
A via de contaminação dos alimentos é dupla: por contato das patas e do aparelho bucal, particularmente através dos fluidos gástricos e restos de alimento anteriormente ingerido que regurgitam antes de se alimentarem. Algumas das doenças susceptíveis de transporte vectorial por moscas domésticas são Febre Tifoide, Cólera, Salmoneloses, Disenteria por Bacilos, Tuberculose, Carbúnculo e também alguns Vermes Parasitas. Excepcionalmente também pode causar Miíase.
Algumas variedades de moscas podem ser imunes a inseticidas. São consideradas uma das piores pragas domésticas, superando mosquitos, formigas e baratas.
Apesar de existirem métodos caseiros para tentar mantê-las afastadas, a desinsetização por empresas especializadas ainda é o método mais eficaz de controle dessa praga urbana.
Espécies mais comuns:
-
Mosca doméstica (Musca domestica)
-
Varejeira (Calliphora spp)
-
Mosca-deFruta (Drosophilla spp)
-
Mosca de Ralo (Psychoda spp ou Telmatoscopus spp)
Para mais informações, entre em contato com um de nossos especialistas.
