Lesmas e Caramujos
Lesmas e Caramujos são moluscos gastrópodes de importância médica e agrícola.
Alimentam-se de vegetais, e no caso do Caramujo Africano (Achatina fulica) também de frutas e grãos. Preferem locais úmidos e com sombra, sendo encontrados em locais com concentração de pedras, galhos, entulhos, folhas, madeiras e outros materiais similares. São hermafroditas e de hábito noturno.
O Caramujo Africano foi introduzido no Brasil na década de 80 e, segundo levantamento do IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, já está presente em todo território nacional. Aliás, o IBAMA juntamente com o MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, proíbem o cultivo e comercialização desse molusco por caracterizar essas atividades como ilegais em nosso país.
Grandes caramujos podem chegar a 20 cm e até 500g, sendo também uma ameaça à saúde pública pois podem causar perfuração intestinal, peritonite e hemorragia abdominal pelo nematóide Angiostrongylos costaricensis e Angiostrongilíase meningoencefálica humana pelo nematóide Angiostrongylos cantonensis.
Para mais informações, entre em contato com um de nossos especialistas.